quinta-feira, 10 de março de 2011

Meu Lasha Apso

Meu Lasha Apso




RAÇA ideal para pessoas que moram sozinhas ou dispõem de pouco espaço, o Lhasa Apso encara bem a solidão e não exige passeios diários. Em contrapartida, trata-se de um cão cuja higiene demanda muitos cuidados.

SE MANTIDO com a pelagem comprida, é necessário escovar o animal diariamente para evitar a formação excessiva de nós, o que compromete a qualidade do pêlo e o visual. Já quando deixado com fios mais curtos — tosa filhote, a escovação pode diminuir para duas vezes por semana. Para executar a tarefa é recomendada uma escova de pino sem bolinhas nas pontas, pois penetra melhor e não quebra os fios. “Acostumar o cachorro desde pequeno com essa rotina de cuidados é a melhor maneira de evitar problemas no futuro, como agressividade e impaciência na hora da escovação”, alerta o veterinário Roberto Cômitre, que cria uma cadela da raça há oito anos.

PARA que o cachorro fique sempre limpinho, precisa ser banhado a cada quinze dias. “Uma freqüência maior que essa pode deixar o animal vulnerável a dermatites causadas pela retenção de umidade na pelagem grossa e abundante”, avisa o veterinário. O banho deve ser dado com xampu e condicionador no sentido do crescimento dos pêlos, pois de outra forma a pelagem embaraça dificultando a escovação. O dono não pode esquecer de limpar-lhe os olhos. Essa operação deve ser feita com algodão embebido em soro fisiológico ou água boricada a fim de evitar inflamações.

Aqui esta algumas fotos, entre elas, a do meu cachorrinho Pitucho hoje ele tem 1 ano de idade.



Para que o cão fique sempre limpinho, o Lhasa Apso precisa ser banhado a cada quinze dias

NÃO BASTAM os banhos e a escovação, também é preciso cuidar da alimentação, que deve ser a base de ração seca e rica em proteínas. Queda de pêlos não é normal nesta raça, portanto é necessário checar as causas, que podem ser má alimentação, estresse, alergia ou falta de vitaminas.

Cachorrinho Lasha Apso Pitucho
Cachorrinho Lasha Apso Neno